PALAVRA DA PRESIDENTE

Cuidado global

É com muita honra, que o estado do Amazonas irá sediar o 5º CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO DE ONCOLOGIA, no mês de setembro de 2019, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON, que tem atuado no fomento da discussão e aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na área da saúde, especialmente na assistência ao Paciente Oncológico.

Nesta 5° edição, o Evento terá como tema central “Assistência Integrada em Oncologia: redefinindo a abordagem ao paciente”, direcionando a atenção para a importância da assistência global e humanizada. O congresso irá comportar debates de temas atuais sobre as abordagens aos tumores com maior prevalência na região amazônica, assim como as novas tecnologias ligadas à oncologia em todas as áreas.

Os debates terão caráter multidisciplinar e transdisciplinar de forma a promover a atuação integrada com olhar para o paciente no sentido diagnóstico, clínico, psicológico e humanístico, além de dar enfoque às estratégias de prevenção. Outra característica desta edição é que será dada ênfase às contribuições da comunidade científica com a discussão de artigos científicos de meta-análise, que trazem o que há de mais forte no estado da arte sobre os temas controversos ou polêmicos das abordagens aos pacientes. Desta forma, o evento compreenderá áreas de interesse para estudantes e profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, biomedicina, biologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, serviço social e demais campos de interesse em oncologia.

Estima-se a participação de cerca de 1.200 congressistas entre palestrantes, pesquisadores, professores, técnicos e acadêmicos. O corpo de palestrantes será composto por renomados profissionais de nosso estado, além de conferencistas de outros estados e do exterior.

A principal contribuição científica, tecnológica e de inovação será promover discussões atuais e inovadoras na abordagem de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e proporcionar a apresentação de trabalhos científicos com resultados dos estudos em câncer na região amazônica, além de integrar os profissionais atuantes em oncologia da região Pan-Amazônica, fortalecendo os laços acadêmicos e científicos no sentido de favorecer a formação de uma rede de atenção oncológica integrando a região amazônica de forma mais fortalecida no cenário nacional.

Como o Congresso Pan-Amazônico de Oncologia já se tornou uma tradição e um marco na oncologia nacional, queremos, desde já, dar as boas-vindas
aos que irão congregar conosco novamente, e aos que compartilharão desta oportunidade pela primeira vez. Venham então viver esta experiência conosco!